Você está em: Início > Notícias > GESCON 2008 - Fórum Internacional de Gestão da Construção

GESCON 2008 - Fórum Internacional de Gestão da Construção

Evento vai decorrer dias 11 e 12 de Dezembro, na FEUP

banner O desempenho da construção de edifícios em Portugal enfrenta nos nossos dias um desafio incontornável. A temática da "GESTÃO DA CONSTRUÇÃO" deu lugar ao acrónimo "GESCON" e remete para o trabalho de fundo que tem vindo a ser realizado no GEQUALTEC que, com esta realização, pretende promover este novo evento de divulgação do conhecimento com ampla participação de profissionais nacionais e estrangeiros convidados que, conjuntamente, debatam temas focalizados na construção de edifícios. A abertura internacional desta realização tem o objectivo bivalente de, por um lado, trazer a Portugal o estado da arte de aquém e além fronteiras e, simultaneamente, tornar mais permeável a migração de profissionais e empresas no panorama internacional. Nesse sentido, vai ser realizado na FEUP, nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2008, o Fórum Internacional de Gestão da Construção. Entende-se abordar a problemática da gestão relacionada com todas as fases do processo do empreendimento desde a fase de concepção até à utilização, centrando-se no projecto e na construção. São, pois, bem vindos contributos ao nível do financiamento, do planeamento e concepção de edificações, da organização e gestão de equipas de projecto, da gestão da informação no projecto, da avaliação da qualidade de projectos, da orçamentação e planeamento de custos, da optimização da construção, da avaliação e controlo da qualidade da construção, dos processos de controlo, da gestão da utilização, segurança, garantias e seguros, etc.. Exclui-se a vertente tecnológica que dará lugar, futuramente, a uma outra realização similar dedicada exclusivamente a estes aspectos, o "FÓRUM TECCON" sobre tecnologia de edifícios. O formato escolhido para este fórum é inovador e destina-se a integrar cada vez mais a participação de todos os inscritos. A discussão de temas é sempre extensa, quer por conferências de convidados, quer por comunicações submetidas pelos respectivos autores, as quais deverão possibilitar a análise de diferentes ângulos do mesmo tema. Um debate, em que se espera poder contar com a participação de TODOS encerrará cada módulo temático. ___________________________________ É já tradição da Secção de Construções Civis da FEUP - SCC/FEUP - acolher anualmente os profissionais da construção em torno de acções de divulgação e debate de temas actuais. As duas edições das "Jornadas de Física e Tecnologia das Construções", a que se seguiram oito edições das "Jornadas de Construções Civis" foram um bom exemplo destas iniciativas. A dupla realização do "International Congress on Housing" (1989 e 1998) trouxeram para estas acções uma decisiva pendente internacional. Espera-se com esta nova iniciativa dar lugar à opinião, à dúvida, à análise, à troca de experiências e ao contacto com outras realidades, de modo a ser possível a todos retirar desta acção orientações importantes para as respectivas áreas profissionais. Mais Informações em http://www.fe.up.pt/gescon2008.
Página gerada em: 2024-05-21 às 08:26:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias